Olá pessoal, tudo bem?
Neste post vamos falar um pouco da importância de ter Suporte Técnico Preventivo no seu Provedor e porque consideramos ele FUNDAMENTAL para ter uma Rede Estável, Escalável e que evita problemas futuros.
Afinal se você não faz verificações preventivas só irá descobrir o problema quando ele ocorrer e causar transtornos.
Então vai uma lista de algumas verificações que fazemos em nossos Mikrotiks dos nossos clientes e recomendamos vocês fazerem na sua rede:
- Verificação de Data e Hora: muito importante para acompanhar o LOG e saber exatamente o que ocorreu no horário correto.
- Verificação de uso de CPU: para ver se já não está na hora de trocar de equipamento ou dividir as funções dele, principalmente em horário de pico.
- Backup Manual da RB, além de exportação das configurações: automático também é bom, porém manual é uma garantia a mais, afinal o automático pode falhar.
- Versão e atualização do RouterOS e do firmware da RB: corrigindo BUGs e erros, sempre acompanhe o change log e ver o que mudou e também lembre-se nem sempre é recomendo atualizar, mas é importante saber a versão que está usando.
- Análise do LOG: para verificar possíveis tentativas de acessos, erros, desconexões de clientes, etc, aqui você descobre e evita muitos problemas.
- Análise de Status das Portas: para identificar possíveis quedas e desconexões físicas de cabos.
- UP-time: Identifica possíveis problemas com os equipamentos, como reinicializações, quedas de energia, etc
- Sensores: Cada RB tem um sensor diferente, então ela pode ter por exemplo sensor de temperatura que pode indicar problemas de aquecimento, sensor de ventoinha que pode indicar falha na refrigeração, sensor de fonte e outros.
- Export das Configurações: para avaliar se tem algo ativo na RB que não deveria por exemplo.
- Firewall e Segurança: conferir regras de firewall, portas abertas (DNS por exemplo) e outros evita muitos problemas com tentativas de acesso indesejados.
Temos uma rotina e fazemos estas verificações Semanalmente, claro que não fazemos de todos os itens toda semana, alguns são a cada 15 dias, outros 1 vez por mês, outros toda semana.
E se você não quer ter todo este trabalho pode contar com nossos serviços para ficar mais tranquilo.
Espero ter ajudado, até a próxima.